domingo, 2 de janeiro de 2011

A Importância dos Contos de Tradição Oral/Popular (contos de Alexandre Parafita e de Alice Vieira)

No horário das Actividades Curriculares (na designada hora da Leitura Recreativa), os alunos do 2º, 3º e 4º Anos visualizaram diapositivos sobre a biografia do escritor Alexandre Parafita, um exímio estudioso da literatura de tradição oral de cariz popular, e da escritora Alice Vieira. Antes de se iniciarem pela descoberta bibliográfica do mencionados escritores infanto -juvenis (o momento da pré -leitura), os alunos conheceram a vida e o percurso académico de Alexandre Parafita e de Alice Vieira (esta última recorrendo ao site "Biblioteca dos Livros Digitais" - Plano Nacional de Leitura).
Posteriormente, os alunos ouviram alguns contos da obra Contos ao Vento com Demónios Dentro, da autoria de Alexandre Parafita e As Moedas de Ouro de Pinto Pintão, de Alice Vieira. Como bónus pelo entusiasmo demonstrado pelos alunos, este visionaram um vídeo (retirado do Youtube) com uma história "A Lenda das Raposas", narrada por António Fontinha, um dos mais célebres contadores de histórias tradicionais populares da actualidade.
Na pós - leitura, os alunos exploraram os textos narrativos lidos, focando os elementos essênciais de um conto tradicional.


1. Alunos do 3º Ano aquando da leitura recreativa As Moedas de Ouro de Pinto Pintão, de Alice Vieira (no site "Biblioteca dos Livros Digitais" - Plano Nacional de Leitura)
2. Alunos do 4º Ano a visionar o vídeo com a narração da história "A Lenda das Raposas", pelo contador de histórias António Fontinha
3. As principais características da narrativa tradiconal oral/popular - Pré -leitura da obra Contos ao Vento com Demónios Dentro, da autoria de Alexandre Parafita

Sem comentários: