domingo, 20 de junho de 2010

Projecto "O Mundo da Bicharada" -3º Ano (Integrado no Programa "Eco-escolas")

Durante algumas semanas, os alunos do 3º Ano foram os responsáveis pelo Projecto O Mundo da Bicharada, inserido no Plano de Acção do Eco-escolas.
O tema da Biodiversidade centrou todo este projecto em várias etapas, desde a pesquisa em livros, pesquisa de imagens utilizando a Internet, nomeadamente o google e visualização de vídeos alusivos aos animais em vias de extinção. Todos os presentes registaram a informação sobre o animal seleccionado num "registo da pesquisa" e colaram as imagens dos animais no "registo de imagens".
No final, fizeram um livro onde anexaram todos os trabalhos.
1ª etapa: pesquisa de animais em diversos livros e registo escrito

2ª etapa: pesquisa, na Internet, de imagens dos animais

3ª etapa: colagem das imagens do "registo de imagens"
(Exemplo de um "registo de imagem" e de um "registo da pesquisa")
4ª etapa: feitura de um livro com todos os trabalhos finais


terça-feira, 15 de junho de 2010

"Encontro com o Escritor/Motivação para a Leitura"- V Sessão de Abertura da Festa do Livro - 2009/2010

No dia 22 de Junho, dar-se-á continuidade ao projecto da anteriormente designada "Feira do Livro", que passa a chamar-se Festa do Livro, com a presença de um escritor na nossa escola. Importa referir que a Festa do Livro insere-se na programação da III Semana Cultural.
Este ano lectivo, o "Encontro com o Escritor/ Motivação para a Leitura" terá lugar no dia 22 de Junho, pelas 14h 30, no auditório do Centro Cultural John dos Passos e contará com a presença do escritor Octaviano Correia.
No programa do espectáculo consta a apresentação de várias dramatizações, teatro de fantoches, declamação de poesia, leitura de frases, música, entre outras.



sábado, 12 de junho de 2010

Encerramento das Actividades do Projecto "Baú de Leitura" 2009/2010

No passado dia 09 de Junho, decorreu a sessão de encerramento do Projecto Baú de Leitura, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.
Antes da abertura da sessão, o Secretário Regional de Educação e Cultura, o Presidente da Câmara local, entre outras entidades, discursaram sobre a importância e a motivação dos alunos para a leitura.
No decorrer do programa, alguns alunos apresentaram dramatizações, canções, declamação de poesia, entre outros. No final, realizou-se a entrega de diplomas e presentes aos alunos "Top Leitores" e os certificados de participação aos dinamizadores do referido projecto.
Todos os presentes foram convidados a visitar a exposição de vários trabalhos durante este ano lectivo.





Prevenção Rodoviária: As Regras e os Sinais de Trânsito - 1º Ano

A turma do 1º Ano visionou um conjunto de imagens relacionadas com as regras de segurança rodoviária. Observaram também vários tipos de sinais de trânsito (sinais de obrigação, proibição, perigo e de informação), sinais luminosos e como atravessar uma estrada.
Momentos depois, os presentes visionaram dois vídeos alusivos ao correcto uso do cinto de segurança e as consequências trágicas de sua inutilização.
Posteriormente, os alunos pintaram alguns sinais de trânsito, desenharam no seu interior e assinalaram correctamente cada sinal.





Os Antigos Meios de Transportes Terrestres, Marítimos e Aéreos da Madeira- 1º Ano

Os alunos do 1º Ano observaram um conjunto de fotos sobre os antigos meios de transporte da Madeira. Antes do automóvel circular, o homem usava animais e a sua força para transportar mercadorias ou pessoas, através de redes, carroças, carro de cesto e o "carro Americano".
Depois, os alunos criaram três livros para registarem os transportes terrestres, marítimos e aéreos. Para isso, pintaram desenhos dos diferentes meios de transportes actuais, usaram tintas de guache e seleccionaram imagens de revistas para colarem nos respectivos livros.





sábado, 5 de junho de 2010

Teatro de Fantoches- "Amigos a Valer" (Tema da Biodiversidade) - Alunos do 4º Ano

No dia 04 de Junho, os alunos do 4º Ano foram apresentar um teatro de fantoches, juntamente com outras participações de escolas da Ponta do Sol, no auditório do Centro Cultural John dos Passos. Esta iniciativa da Câmara Municipal da Ponta do Sol visa reconhecer a importância dos trabalhos dos alunos no Projecto Eco-escolas, enquanto que se comemorou o Dia Mundial do Ambiente.
Os alunos da nossa escola demonstraram um sentido de responsabilidade e de empenhamento, pois os fantoches, desde a Freira do Bugio, a Alma-Negra, os Lobos Marinhos e o caçador, encantaram a quem assistiu a esta espectáculo.
Importa referir que estiveram presentes vários convidados, nomeadamente entidades da Câmara Municipal, o Presidente do referido município, o Director Regional do Ambiente, algumas directoras, professores, alunos e alguns Encarregados de Educação.
Aqui ficam algumas fotos:







"Dia Mundial do Ambiente" - Leitura Recreativa

Na Hora do Conto, no horário das Actividades Curriculares, os alunos ouviram atentamente a história Um Dia em que o Mar Desapareceu. Na explanação do texto narrativo, os presentes focaram a importância da preservação do meio-ambiente e de toda a biodiversidade existente.
Posteriormente, os alunos do 1º Ano e 2º Ano visualizaram imagens de um Eco-ponto e a correcta utilização dos resíduos urbanos nos diferentes contentores.
Esta actividade insere-se na programação do Plano de Acção do Projecto Eco -escolas.




quinta-feira, 3 de junho de 2010

Final Regional do "Triatlo Literário" (Projecto Báu de Leitura)

No passado dia 26 de Maio, realizou-se a Final Regional do Triatlo Literário, no Funchal, pelas 14: 30.
A aluna da nossa escola, Gina Mariana do 4º Ano (vencedora da Fase Concelhia), esteve presente e participou com entusiasmo, dedicação e empenho nas três provas a concurso, nomeadamente a prova de leitura, de escrita e de cultura.
Estiveram presentes alguns convidados, destacando-se o Director Regional de Educação , Dr. Rui Anacleto, a coordenadora do Plano Regional de Leitura, Mestre Vanda, representes da algumas entidades e os dinamizadores do Projecto.
Parabéns a todos os participantes, neste encontro com a cultura e literatura infanto -juvenil.
Aqui ficam registadas algumas fotos: