terça-feira, 25 de maio de 2010

A Evolução dos Transportes Terrestres - 1º Ano

Os alunos do 1º Ano visualizaram um conjunto de imagens relacionadas com a evolução dos meios de transportes terrestres da Madeira, fotos essas do livro Transportes na Madeira.
Os alunos revelaram interesse e curiosidade, pois ficaram a saber que na Madeira já existiu um comboio, no Monte. Aprenderam que, antes do aparecimento do automóvel, os transportes existentes baseavam-se no esforço humano, ou na tracção de animais (vacas, cavalos, burros, etc).
De seguida, os presentes pintaram um conjunto de imagens sobre a evolução dos transportes terrestres, recortaram e colaram essas imagens correctamente (do mais antigo ao veículo de inícios do século XX).








segunda-feira, 24 de maio de 2010

Os Animais Selvagens - A Biodiversidade - Pré: 3/4 Anos

No âmbito do Projecto Eco-escolas, o grupo do Pré-escolar, sala dos 3/4 Anos, visualizaram atentamente imagens de alguns animais selvagens (savana africana e florestas tropicais) bem como aprenderam o nome de alguns desses mesmos animais. Conheceram o seu habitat, a sua alimentação, entre outras informações. Pretendeu-se enfatizar para a importância do tema da Biodiversidade, tema central do Programa Eco-escolas.
Posteriormente, os alunos seleccionaram imagens de animais selvagens de revistas, recortaram e colaram numa folha de arquivo.




terça-feira, 11 de maio de 2010

Ordenar as Imagens de um Conto Tradicional- 1º ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano ouviram, em suporte audio (CD) o conto "A História da Carochinha", bem como ouviram músicas.
Depois da explanação do referido conto, os alunos pintaram um conjunto de imagens desordenadas. Quando terminaram, recortaram essas mesmas imagens e colarm numa sequência cronológica.






segunda-feira, 10 de maio de 2010

Projecto: "Cantinho das Plantas Aromáticas (chás)" - Integrado no Projecto "Eco-escolas" Turma do 2º Ano

Depois de adquiridas as plantas, aquando da visita à Quinta Pedagógica, a turma do 2º Ano decidiu pintar os vasos (reutilizaram garrafões de água) para plantarem as suas ervas de chás.
Em grupos, os alunos transformaram os vasos em bonitas peças de arte, com muita imaginação, criatividade e diversão!
Posteriormente, os mesmos foram para o jardim, aproveitaram o adubo do compostor da escola e depositaram a sua planta no seu respectivo vaso. Depois, regaram e colocaram adubo para fortalecer as plantas.
Observemos as seguintes fotos:
1ª etapa: pintura de vasos (reutilização de materiais)


2a etapa: colocar adubo do compostor nos vasos juntamente com as plantas


3ª etapa: Regar, observar e cheirar as plantas



domingo, 9 de maio de 2010

Dia da Liberdade: 25 de Abril de 1974 - Turma do 4º Ano (Plano Regional de Leitura)

Os alunos do 4º Ano adquiriram e partilharam informação em relação à "Revolução dos Cravos". Num primeiro momento (como sucedeu com a turma do 3º Ano), os alunos visionaram uma história "O Tesouro", interessante testemunho da opressão e da conquista do verdadeiro tesouro - a liberdade. Posteriormente, os presentes exploraram o texto narrativo e questionaram algumas passagens da história.
Para complementar o tema proposto, esta turma observou imagens e vídeos do sítio da Internet YouTube relacionado com os antecedentes, as causas e as consequências da "Revolução dos Cravos" e o Dia da Liberdade.
Depois, numa segunda fase na sala da biblioteca, os mesmos pintaram um conjunto de imagens e leram as frases. Posteriormente, os alunos desenharam e pintaram sobre o tema proposto na capa bem como anexaram o trabalho final nos respectivos livros.
Importa referir que esta actividade foi elaborada tanto no horário das Actividades Curriculares como nas sessões de Animação de Biblioteca.








A "Revolução dos Cravos" - Turma do 3º Ano (Plano Regional de Leitura)

Os alunos do 3º Ano também adquiriram informações sobre o Dia da Liberdade, no 25 de Abril de 1974.
Numa primeira fase, os alunos visionaram a história "O Tesouro" (do sítio da Internet "Biblioteca Livros Digitais"). Logo de seguida, os alunos questionaram o valor da liberdade como tesouro de toda a sociedade democrática. Os presentes também observaram imagens e vídeos no YouTube para adquirirem informação centrada na "Revolução dos Cravos".
Na segunda fase, os alunos pintaram um conjunto de cinco imagens e frases sobre o tema do 25 de Abril.
Já na última fase, os alunos desenharam e pintaram na capa do livro e anexaram o trabalho final nos respectivos livros.
Aqui ficam registadas as seguintes fotos:
1ª fase: visionamento da história





2ª fase: pintura de imagens e leitura das frases






3ª Fase:ilustrações na capa do livro e anexar o trabalho final




25 de Abril de 1974

Os alunos do 2º Ano, no horário das Actividades Curriculares, visionaram a história "O Tesouro", no sítio "Biblioteca dos Livros Digitais" ( para aceder à história, clique http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=otesouro). Posteriormente, os presentes explanaram o texto narrativo, apresentaram questões alusivas ao tema proposto. Finalmente, os alunos visualizaram algumas imagens relacionadas com a "Revolução dos Cravos", ouviram a música "Grândola Vila Morena" e observaram alguns vídeos do sítio YouTube sobre o 25 de Abril de 1974.