domingo, 25 de abril de 2010

Festa do Livro na nossa escola!!

No dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, os alunos da nossa aproveitaram ao máximo os livros expostos na sala de OLT para a leitura. Depois da hora do almoço, muitos alunos deslocaram-se à sala de OTL para pintarem desenhos, fazer colagens e outras técnicas, puderam observar os trabalhos dos alunos alusivos a esta efeméride, ouviram música, outros usufruíram de alguns jogos lúdico-pedagógicos no computador da biblioteca.
Muitos alunos requisitaram livros da biblioteca, pois ao fazê-lo recebiam como oferta um pequeno livrinho com histórias tradicionais.
Aqui ficam algumas fotos da nossa "festa" dos Livros!









O Livro das Personagens das histórias - 1º Ano

Alguns alunos do 1º Ano ajudaram na feitura de um livro enorme, feito a partir de cartão, pasta de papel maché e folhas de jornal. Depois, foi só pintar de verde.
Se seguida, os presentes pintaram vários desenhos de diversos personagens das histórias de encantar. No fim, só colar essas imagens no livro e fixá-lo na sala de OTL para todos admirarem esta obra de arte!
Sem dúvida, uma actividade lúdico-pedagógica centrada na importância dos livros e da leitura, ao mesmo tempo que os alunos se envolvem nas comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.



Actividades alusivas ao "Dia Mundial do Livro" - Turma do 1º Ano

Os alunos do 1º Ano ouviram atentamente, em registo áudio (CD) o conto tradicional "Os Três Porquinhos", em que as personagens apresentam-nos músicas originais e divertidas.
Posteriormente, os mesmo pintaram uma série de imagens relacionadas com o conto, tiveram de recortá-las e, por fim, colar numa sequência cronológica. Esta actividade iniciou-se no horário das Actividades Curriculares e continuada nas sessões de animação, na biblioteca.
Alguns trabalhos finais dos alunos ficaram expostos na sala do OTL.







Actividades alusivas ao "Dia Mundial do Livro" - Turma do 2º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 2º Ano ouviram, em suporte áudio (CD) o conto tradicional "O Patinho Feio".
Momentos depois, os mesmos pintaram um conjunto de imagens e reescreveram o conto a a partir das imagens.
O trabalho final de alguns alunos foi colocado num placard na sala de OTL.







Actividades alusivas ao "Dia Mundial do Livro" - Turma do 3º Ano

Como leitura recreativa, a obra escolhida, João Mandrião (da autoria de António Mota) encantou os alunos. Momentos depois, os mesmo explanaram o texto narrativo e iniciaram as ilustrações de uma passagem da história.
Posteriormente, todos os presentes iniciaram a continuação do conto tradicional e o resultado foi muito positivo, pois a criatividade e o entusiasmo foram notórios.
Importa referir que esta actividade insere-se nas comemoração do Dia Mundial do Livro.
Os trabalhos dos alunos foram expostos na sala de OTL para toda a Comunidade Educativa admirar o resultado final.







div>

Visita à Quinta Pedagógica (no âmbito do Porjecto "Eco-escolas") - Turma do 2º Ano

No passado dia 22 de Abril, os alunos, a Docente titular da turma e o Técnico Superior de Biblioteca realizaram uma visita de estudo à Quinta Pedagógica, nos Prazeres, integrado na planificação do Projecto Eco-escolas.
Com efeito, os alunos visitaram diversos animais e puderam alimentá-los, verificaram vários tipos de plantas aromáticas com fins medicinais (chás), foram observar painéis solares e ainda dirigiram-se ao "Centro de Minhocultura". Neste espaço, as minhocas possuem um papel importante na transformação de resíduos orgânicos em adubos naturais.
Os alunos tiveram a oportunidade de provar um delicioso chá composto de várias ervas de chá. Salienta-se que esta visita enquadra-se na planificação do Projecto Eco-escola, tendo como principais objectivos a importância, a diversidade e sensibilização para a Biodiversidade a nível da flora e da fauna. Já na recta final, todos os alunos comparam um vaso com diferentes tipos de ervas de chá para trazerem para a escola.
Sem dúvida, uma manhã muito divertida, lúdica e saudável pela aproximação da natureza.
Aqui ficam algumas fotos dessa visita:












Balões das Imagens - Pré: 3/4 Anos

Na Hora do Conto, os alunos do ensino pré-escolar, sala dos 3/4 Anos ouviram o conto "O Livro da Fantasia". Depois, os mesmos explanaram o referido conto.
Posteriormente, os alunos recortaram um desenho de um balão, recortaram também imagens de revistas e colaram-nas no interior dos "balões das imagens".
Aqui fica o resultado final: