quarta-feira, 31 de março de 2010

A Páscoa! - Alunos do 2º Ano

Os alunos do 2º Ano ouviram e visualizaram as imagens da história "A Lenda dos Ovos da Páscoa" em powerpoint. Momentos depois, os presentes explaram oralmente o texto narrativo, focando os elementos mais pertinentes.
De seguida, pintaram um coelho da Páscoa e escreveram frases alusivas ao tema proposto.


O Coelho da Páscoa - Pré: 5 Anos

Na Hora do Conto na sala da biblioteca, os alunos do ensino pré-escolar, sala dos 5 Anos, ouviram atentamente a história Um Presente de Páscoa. Depois, os presentes recontaram oralmente o texto narrativo e iniciaram a pintura de um coelho da Páscoa.


Animais da Quinta e Animais Selvagens - 1º Ano

Na leitura recreativa, os alunos visualizaram imagens interessantes de animais da quinta, no livro Passa um Dia na Quinta. Neste livro, aprenderam alguns animais que habitam as quintas, como as vacas, os porcos, as ovelhas, os cavalos, entre muitos outros. Depois, os alunos prestaram atenção às bonitas imagens do livro Safari. Neste livro, puderam constatar uma variedade de animais que habitam as grandes savanas africanas (os leões, os elefantes, as girafas, entre outros).
Momentos depois, os alunos escreveram o nome de cada animal que corresponde a imagem. No fim, tiveram ainda de pintar os desenhos dos animais.
Esta actividade foi iniciada no horário curricular e os alunos continuaram na biblioteca.





Ordenar as Imagens de "Os Três Porquinhos" - 1º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano ouviram a história tradicional Os Três Porquinhos em suporte áudio (CD).
De seguida, todos os presentes pintaram várias imagens relacionadas com o texto narrativo, recortaram essas mesmas imagens e, no fim, tiveram de colar numa sequência cronológica.


terça-feira, 30 de março de 2010

Final Concelhia do "Triatlo Literário" (Projecto Baú de Leitura)

No passado dia 22 de Março, realizou-se a final concelhia do Triatlo Literário na EB1/PE do Lombo do Guiné e participaram os alunos dos Concelhos da Ponta do Sol e Calheta.
A nossa escola esteve bem representada, pois a Gina Mariana, aluna do 4º Ano, foi a vencedora de mérito nas três provas realizadas: leitura, escrita e cultura.
Antes do início da prova, todos os convidados assistiram a peça de teatro. Depois de concluída a prova, todos os participantes receberam livros, presentes e diplomas.
Importa referir que estiveram presentes alguns convidados, dinamizadores do projecto Baú de Leitura e alunos.
Parabéns a todos pela participação, especialmente à Gina Marina, aluna da nossa escola!





A Importância das Árvores - Pré: 4 Anos

Os alunos da sala dos 4 Anos visualizaram árvores para, posteriormente, dialogarem sobre a importância da preservação das árvores e das florestas.De seguida, todos os presentes iniciaram a pintura de um tronco, ramos e finalmente as folhas, Depois, recortaram essas imagens e colaram em caixas de cereais para apresentarem a árvore completa.







"Dia Mundial da Árvore/Floresta" - Pré: 4 Anos

Na Hora do Conto, os alunos do ensino pré-escolar, sala dos 4 Anos, ouviram atentamente a história A Árvore Elvira. Momentos depois, todos os presentes recontaram a história.
Como proposta de actividade, foi-lhes sugerido a pintura de um tronco de uma árvore e a colagem com papel crepe verde para a folhagem.
Aqui fica o resultado final:





terça-feira, 23 de março de 2010

"Dia do Pai" - Pré: 5 Anos

Os alunos do ensino pré-escolar, sala dos 5 Anos, preparam uma surpresa para as comemorações do Dia do Pai.
Todos os presentes pintaram um diploma para oferecerem aos respectivos pais e o resultado final foi muito interessante.




segunda-feira, 22 de março de 2010

Projecto "Inter -escolas" na EB1/PE da Bica de Pau, Ribeira Brava

No passado dia 17 de Março, o Técnico Superior de Biblioteca, Paulo Setim, esteve presente na festa dos livros na biblioteca da EB1/PE da Bica de Pau, a convite da Técnica Superior Sandra Sousa, para um encontro com a leitura e diálogo sobre a importância dos livros/leitura.
Na Hora do Conto, os alunos do 3º e 4 º Anos ouviram atentamente a história A Bruxa Arreganha os Dentes, num registo de leitura expressiva. Momentos posteriores, os alunos observaram alguns livros e adereços relacionados com a história ouvida.
Sem dúvida, uma manhã repleta de livros, magia e diversão na EB1/PE da Bica de Pau.






Do Conto Tradicional para a Banda-desenhada - 4º ano

Os alunos do 4º Ano, durante as Actividades Curriculares, ouviram o conto tradicional Clarinha, da autoria do escritor António Mota.
Depois, nas actividades da Biblioteca, os presentes recontaram a história ouvida em banda-desenhada, com os balões de fala.





domingo, 21 de março de 2010

Do Conto Tradicional para a Banda-desenhada - 3º ano

Durante o horário das Actividades Curriculares, os alunos do 3º ano ouviram atentamente o conto Clarinha, da autoria de António Mota. De seguida, os mesmos recontaram oralmente o texto narrativo proposto.
Já no horário das actividades de Animação de Biblioteca, todos os presentes transformaram o conto tradiconal em banda-desenhada com os respectivos balões de fala.
Aqui fica o resultado final:







Ilustrações do conto tradicional "As Moedas de Ouro de Pinto Pintão" - 3º Ano

Os alunos do 3º Ano visualizaram e ouviram a narração do conto tradicional, da autoria de Alice Vieira, As Moedas de Ouro de Pinto Pintão, a partir do site "Biblioteca dos Livros Digitais" (para aceder, basta clicar em http://e-livros.clube-de-leituras.pt/).
Momentos posteriores, os presentes recontaram oralmente o referido conto e ilustraram algumas passagens da história com desenhos e pintura dos mesmos.