domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Rato Artur - 1º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano ouviram a história Artur no Mundo dos Ratos num registo de leitura expressiva. Posteriormente, os mesmos recontaram oralmente o texto narrativo.
De seguida, todos os presentes pintaram e desenharam uma cabeça de um rato, recortaram essa imagem e colaram numa caixa de cereais, incentivando a reutilização de alguns materiais (a nossa escola ganhou a bandeira verde, do Projecto "Eco - escolas"). Ainda tiveram de colar fios de nylon nos bigodes.






segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Marionetas e Máscaras de Carnaval - 2º Ano

Os alunos do 2º Ano foram os responsáveis pela feitura de marionetas fixas (com vareta) e de máscaras de Carnaval, utilizando materiais reutilizáveis, tais como caixas de cereais, pauzinhos chineses, entre outros.
De facto, os alunos manifestaram muito interesse, criatividade e empenho aquando das duas actividades.
Vejamos o conjunto de imagens:

Actividade 1: Marionetas fixas



Actividade 2: Máscaras de Carnaval


Máscaras de Carnaval - 1º Ano

Os alunos do 1º Ano visualizaram imagens alusivas ao Cortejo Alegórico e ao Cortejo Trapalhão da Madeira.
De seguida, todos os presentes desenharam os olhos, o nariz e a respectiva boca numa máscara de um palhaço de Carnaval.
O resultado foi foi muito positivo, como podemos verificar nas seguintes fotos:





Máscaras e Palhaços de Carnaval- Pré: 5 Anos

Os alunos da sala dos 5 Anos visualizaram algumas imagens alusivas ao Carnaval Alegórico. Posteriormente, todos os presentes pintaram uma imagem de um palhaço do Carnaval e, numa outra actividade, desenharam uma cara de uma máscara de Carnaval.
Aqui ficam algumas actividades das duas actividades:

Actvidade 1: Palhaços de Carnaval



Actividade 2: Máscaras de Carnaval



O Tesouro de Piratas! - Pré: 4 Anos

Na Hora do Conto, os alunos do Ensino Pré -escolar, Sala dos 4 Anos, ouviram atentamente a história O Tesouro dos Piratas. Logo após a leitura, os presentes recontaram a referida história e visualizaram imagens alusivas aos terríveis piratas.
Como actividade subsequente, pintaram duas imagens de dois piratas e ainda colaram pequenos papéis nos chapéus, usando a "técnica do mosaico".





domingo, 14 de fevereiro de 2010

Projecto "Rádio Educando"

No passado dia 11 de Fevereiro, a Ana Carina (aluna do 4º Ano da nossa escola) esteve presente nos estúdios da Rádio JM para a gravação da história Um Sapo Apaixonado, relacionado com o tema de São Valentim.
Juntamente com outros dois alunos e respectivos dinamizadores do Projecto "Rádio Educando" (inserido no Baú de Leitura), o programa incidiu na declamação de poemas e na narração da origem da celebração de São Valentim. A Ana Carina esteve muito bem, pois leu a história num registo de leitura expressiva com boa dicção e entoação.
Todos os alunos revelaram entusiasmo e grande expectativa, pois não é todos os dias que estão presentes num estúdio de uma rádio.
Um agradecimento especial à locutora/jornalista da Rádio JM, Jacinta Rodrigues, pela simpatia que nos brindou aquando da nossa visita!




segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Leitura Recreativa no Horário das Actividades Curriculares

Durante o horário das Actividades Curriculares, é dedicada uma hora semanal à leitura recreativa na sala. Deste modo, criou-se o momento esperado pelos alunos, com o cantinho da "Hora do Conto", incentivando-os para a importância da leitura num contexto informal e didáctico.
Depois da leitura expressiva de diferentes registos literários, de vários textos narrativos e poéticos, os alunos presentes são convidados a explorar esse universo textual com o reconto oral desses mesmos textos.
Ocasionalmente, também os alunos participam na escrita criativa, de modo a que os mesmos possam revelar mestria e criatividade na produção escrita de textos, poemas, banda-desenhada e também textos para teatro.
Aqui ficam registadas fotos de alguns livros lidos e explorados na sala, com os alunos do 1º Ciclo.












O Texto Poético - 4º Ano

Durante o horário Curricular, os alunos do 4º Ano continuaram a trabalhar o texto poético. Com efeito, na Nora do Conto foi-lhes contada a história Os Extraterrestres são Doidos por Cuecas.
De seguida, todos os presentes explanaram o texto em verso e iniciaram a criação de um poema em conjunto, na sala.
No final, foi-lhes pedido que ilustrassem uma passagem desse mesmo texto poético e também que pintassem os respectivos desenhos.