quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal

Leitura Recreativa: "Há sempre uma Estrela no Natal" - 4º Ano

Durante o horário das Actividades Curriculares, os alunos do 4º Ano ouviram o conto "Natal no Supermercado", in Há Sempre uma Estrela no Natal, da autoria de uma das mais consagradas escritoras infanto-juvenis - Luísa Ducla Soares.
Depois do reconto oral do texto narrativo, os alunos do 4º Ano apresentaram uma pequena dramatização de um conto de Natal.
Parabéns aos alunos responsáveis pela criatividade, empenho e magnífica actuação!





Leitura Recreativa: "Ninguém dá Prendas ao Pai Natal" - 2º Ano

A história seleccionada para a Hora do Conto, no horário das Actividades Curriculares, intitula-se Ninguém dá Prendas ao Pai Natal.
Na explanação do texto narrativo, alguns alunos do 2º Ano decidiram dramatizar a referida história com a ajuda dos restantes colegas.
O entusiasmo foi notório e geral, uma vez que todos demonstraram interesse pelas personagens da história representadas por um grupo de alunos (o Pai Natal, a Gata Borralheira, a Capuchinho Vermelho, o João Ratão, a Raposa, a Bruxa Má e o Lobo Mau...)



Leitura Recreativa: "A Formiga Horripilante" - 1º Ano

A leitura recreativa, no horário das Actividades Curriculares, proporciona aos alunos um maior contacto/divulgação de textos narrativos, poéticos e dramáticos de uma forma lúdica-pedagógica.
O registo oral desses textos propostos segue na leitura expressiva o vínculo principal para um público -alvo receptivo e interessado pelos livros e pela descoberta de emoções e criatividade.
A história seleccionada, A Formiga Horripilante, despertou nesta turma uma peculiar atenção e interesse, sendo a história mencionada apelativa, quer ao nível da sua produção textual quer também ao impacto visual das belas ilustrações.


Leitura Recreativa: "O Livro das Letras" - 1º Ano

Durante o horário das Actividades Curriculares, os alunos do 1º Ano ouviram a história O Livro das Letras, enfatizando as letras "T", "P" e as vogais.
De seguida, todos os presentes pintaram as cinco vogais e duas palavras (com letras animadas)bem como tiveram de copiar essas mesmas palavras.





Marionetas Articuladas e o Pai Natal - Alunos do 2º Ano

Na Hora do Conto, a história Dezembro em Festa, da autoria de António Torrado, encantou os alunos presentes.
Posteriormente, todos os presentes construíram marionetas articuladas de um Pai Natal com material reutilizável e na segunda actividade, tiveram de unir números até originar uma imagem de um Pai Natal. Pintaram essa mesma imagem e colaram algodão na barba do velhinho de barbas brancas.
Vejam só o resultado final destas duas actividades:

Actividade 1: Marionetas Articuladas de um Pai Natal



Actividade 2: Imagem do Pai Natal



terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Histórias de Natal - Alunos do 2º e 3º Anos

Na Hora do Conto, os alunos do 2º e 3º Anos ouviram a história Há Sempre uma História de Natal, da autoria de Luísa Ducla Soares. Posteriormente, todos os presentes recontaram oralmente o texto narrativo.
Na actividade subsequente, os alunos pintaram um conjunto de imagens ordenadas numa sequência e leram o texto colectivamente.


Alunos do 3º Ano durante a actividade

Alunos do 4º Ano

Trabalho final dos alunos:

Leitura Recreativa: "A Polegarzinha" - Turmas do 3º e 4º Anos

No horário da Actividade Curricular, os alunos das turmas do 3º e 4º Anos ouviram a história tradicional "A Polergarzinha", in Conta-me um Conto, da autoria de Hans Christian Andersen.
Depois da explanação oral do texto narrativo, os mesmo iniciaram a actividade subsequente ("Caça ao Erro") com a leitura de um excerto do conto para assinalarem as palavras erradas, reescrevendo-as correctamente com o auxílio dos dicionários.
Posteriormente, todos os presentes ilustraram uma passagem do mencionado conto com desenhos e pintura dos mesmos.
Importa salientar que esta actividade insere-se no Projecto Baú de Leitura.


Alunos do 4ºAno

Alunos do 3º Ano

Trabalho final dos alunos:

Marionetas Articuladas do Pai Natal - 1º Ano

Os alunos do 1º Ano iniciaram actividade relacionada com a época natalícia com a pintura de uma imagem de um Pai Natal. Posteriormente, colaram essa mesma imagem numa caixa de cereais (como suporte), recortaram-na e colaram também algodão na barba.
Depois, fixaram uma vareta (um pau) e anexaram ataches para a articulação dos braços e pernas das respectivas marionetas.




O Pai Natal - Turma do 1º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano ouviram a história Contos de Natal, num registo de leitura expressiva.
Depois, todos os presentes pintaram uma imagem de um Pai Natal em cima de um telhado com uma chaminé. De seguida, recortaram essa mesma imagem e colaram numa caixa de cereais (reutilização de materais, uma vez que somos uma Eco -escola) previamente pintada de preto. No fim, colaram algodão na barba do Pai Natal e esferovite.






Histórias do Pai Natal - Pré: 4 e Pré: 5 Anos

Os alunos do ensino Pré-escolar, sala dos 4 e 5 Anos ouviram entusiasticamente as histórias Feliz Natal Penélope! e A Oficina do Pai Natal. No reconto dos dois textos narrativos, os alunos salientaram a magia do Natal, dos presentes, do Pai Natal, do trenó, entre outros.
Como actividade de complemento ao texto narrativo, os alunos das duas turmas iniciaram a pintura de um Pai Natal com o seu saco de presentes. No final, tiveram de colar algodão na barba na figura do velhinho de barbas brancas.
O resultado foi positivo e interessante, como podemos observar neste conjunto de fotos:






A Importância dos Livros - Pré: 4 Anos

Os alunos do ensino Pré-escolar, sala dos 4 Anos visualizaram alguns livros e reconheceram a sua importância. Aprenderam que em alguns livros podem tocar, cheirar e ouvir as histórias em registo CD.
De seguida, todos os presentes pintaram uma imagem com duas crianças rodeadas de livros.