domingo, 29 de novembro de 2009

Os Cinco Sentidos - 2º Ano

No horário da Actividade Curricular, os alunos do 2º Ano testemunharam que podemos utilizar os quatro sentidos (audição, visão, olfacto e tacto) com os livros.
De seguida, todos os presentes pintaram uma imagem alusiva ao tema proposto, recortaram e colaram de acordo com o respectivo sentido.
Aqui ficam algumas fotos:





A História das Vogais - 1º Ano

No horário das Actividades Curriculares, os alunos ouviram atentamente a história A E I O U História das Cinco Vogais, num registo de leitura expressiva.
Na actividade de complemento ao texto narrativo, todos os presentes procuraram em revistas as cinco vogais e colaram de acordo com um pequeno texto.
Esta actividade insere-se na planificação do Plano Regional de Leitura.




sábado, 28 de novembro de 2009

Animação Itinerante - Projecto "Baú de Leitura"

A carrinha da Animação Itinerante ficou próxima da nossa escola durante dois dias, facto que possibilitou todos os alunos deslocarem-se ao seu interior para a consulta de diversos livros, jogos e computadores.
O entusiasmo e expectativa foram enormes e todos os alunos gostaram desta experiência!
Vejam as seguintes fotos:







Mini-cartazes sobre o "Dia Mundial do Não - Fumador": Alunos do 1º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano contaram uma história através da leitura pictórica relacionada com o Dia Mundial do Não - Fumador. Momentos depois, os alunos manifestaram a sua opinião em relação aos malefícios do fumo do cigarro, num breve diálogo.
De seguida, todos os presentes iniciaram desenhos, nos mini-cartazes, e ainda pintaram imagens sobre o tema semanal.





Panfletos sobre os Malefícios do Tabaco - 2º ano

Os alunos do 2º Ano ouviram atentamente leitura informativa alusiva aos reais malefícios do tabaco e posteriormente deu-se início à leitura recreativa com o conto: "Nicolau: Fumar, Nunca Mais!". Na explanação do referido texto, os alunos referiram as consequências nefastas do tabaco.
Como actividade complementar, todos os presentes elaboraram panfletos com desenhos, pintura e pequenas frases de sensibilização da luta contra o tabaco.





segunda-feira, 23 de novembro de 2009

"Dia Mundial do Não - Fumador" - 3º ano

Na Hora do Conto, os alunos ouviram leitura informativa sobre os malefícios do tabaco (aprenderam que o fumo de um cigarro acesso liberta perto de quatro mil substâncias tóxicas) e também ouviram a história "Nicolau, Fumar Nunca Mais!". Na explanação do texto narrativo, salientaram os perigos do fumo do tabaco para a saúde, numa alusão ao Dia Mundial do Não- Fumador, efeméride celebrada a 17 de Novembro.
De seguida, todos os presentes iniciaram desenhos com pequenas frases para a elaboração de mini-cartazes de sensibilização para os malefícios do tabaco.
Aqui ficam algumas fotos:




Leitura Recreativa: "A Princesa Baixinha" - 4º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 4º Ano (no horário Curricular) ouviram atentamente a história A Princesa Baixinha. Na explanação oral do texto narrativo, os mesmos salientaram as aventuras de uma princesa baixa, mas muito corajosa.
Na actividade proposta, todos os presentes escreveram os valores da história, completaram uma sopa de letras e resolveram um acróstico. No final, ainda pintaram uma imagem da personagem principal.





Leitura Recreativa: "O Corvo e a Raposa" - Alunos do 3º e 4º Anos

No horário das actividades curriculares, os alunos do 3º e 4º Anos ouviram a canção do Corvo, a personagem principal da fábula "O Corvo e a Raposa, em registo áudio (CD).
Posteriormente, os alunos tiveram de escrever palavras (nos espaços em branco) da própria letra da música.
No fim, ilustraram a personagem principal e o resultado foi muito positivo, como podemos observar neste conjunto de fotos:


Alunos do 4º Ano



Alunos do 3º Ano



domingo, 22 de novembro de 2009

Leitura Recreativa: "A Galinha Ruiva" - Alunos do 1º e 2º Anos

No horário das Actividades Curriculares, os alunos das turmas do 1º e 2ºAnos ouviram atentamente a história A Galinha Ruiva (num primeiro momento em texto narrativo e posteriormente em texto poético). Depois da explanação oral do texto narrativo, os alunos iniciaram a pintura de várias imagens desordenadas, recortaram e colaram essas mesmas imagens numa sequência cronológica.
Aqui ficam algumas fotos dos alunos dos dois anos lectivos:


Alunos do 1º Ano




Alunos dos 2º Ano