domingo, 27 de setembro de 2009

Gripe A - Alunos do 1º Ano

Importa salientar que, neste ano lectivo, as turmas do 1º Ciclo terão uma hora semanal para sessões de Animação de Biblioteca (enfatizando a Leitura Recreativa) no horário das Actividades Curriculares.
Desta forma, e durante a actividade curricular, os alunos do 1º Ano ouviram atentamente sobre a prevenção e hábitos de higiene no combate ao vírus da gripe A.
A leitura informativa serviu de base para a sensibilização da higienização contra o vírus H1N1. Posteriormente, deu-se início a um breve diálogo focando questões primordiais no cumprimento de regras de higiene.
No fim, os alunos pintaram três desenhos que ilustram as medidas a adoptar no combate ao contágio da referida gripe.
Aqui fica um pequeno registo fotográfico:



De Volta à Escola! - Alunos do 2º Ano

Como leitura recreativa, a obra escolhida foi Os Meninos no Outono. Depois de lida em voz alta, os alunos salientaram os aspectos mais pertinentes do conto proposto. De seguida, pintaram uma imagem e posteriormente escreveram palavras no acróstico com a palavra "escola".


Regresso à Escola - Turma do 1º ano

Na Hora do Conto, a história escolhida Os Meninos no Outono retrata as principais características da estação do outono e o regresso às aulas. De seguida, e como já é habito na sala da biblioteca, os alunos focaram os elementos essenciais do texto proposto.
No final, a actividade complementar centrou-se na pintura alusiva à temática semanal proposta.


sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Início de mais um ano lectivo: novos desafios!

Neste ano lectivo de 2009/2010 que agora se inicia, os projectos, inter-câmbios e actividades de Animação Sociocultural da Biblioteca da EB1/PE da Ponta do Sol estarão novamente disponíveis neste blogue.
Semanalmente, serão actualizados novos trabalhos e projectos dos alunos, sob a orientação do Técnico Superior de Biblioteca da EB1/PE da Ponta do Sol, Paulo Setim, e outros Técnicos Superiores de outros estabelecimentos de ensino aquando do projecto "Inter -escolas" e diversos projectos que eventualmente surgirão.
O conceito de espaço de biblioteca, no momento actual, abarca dinamismo, criatividade, animação, aproximação com as Tecnologias de Informação e Comunicação, pluralidade sociocultural nas diversas áreas temáticas e consequente envolvimento nos vários projectos que proclamem a leitura como parte integrante no sucesso educativo, social e humano do aluno.