sábado, 30 de maio de 2009

Projecto: "Literatura Infantil....uma Ilha de Sonho" - 3º Ano

Alguns alunos do 3º Ano foram convidados a participar numa adaptação do conto "Vida de Fantoche" (do livro Sopa de Letras) para teatro de fantoches. Estes alunos, durante o horário da Biblioteca Aberta, ensaiam a correcta manipulação de fantoches, a colocação da voz, a entoação, a dicção, entre outros elementos importantes num qualquer teatro.
No dia 08 de Junho, os mesmos apresentarão o referido teatro no Centro Cívico de Santa Maria Maior (Funchal), perante uma plateia de diversos convidados, entre os quais o próprio escritor António Barroso Cruz.
Podemos observar, neste conjunto de fotos, os ensaios onde devo salientar a dedicação, o empenho, e a criatividade dos alunos participantes!




Projecto: "Literatura Infantil....uma Ilha de Sonho" - 2º Ano

Os alunos do 2º Ano também participaram no projecto acima referido. O conto "Vida de Fantoche" foi a história escolhida do livro Sopa de Letras.
Na actividade proposta, os alunos construiram marionetas fixas (reutilizando materiais, como caixas de cereais, palinhas, entre outros) relacionadas com as personagens do referido conto.


Projecto "Literatura Infantil...uma Ilha de Sonho"-1º Ano

Na Hora do Conto, foi lido o conto "Vida de Fantoche", do livro intitulado Sopa de Letras, da autoria do escritor António Barroso Cruz.
De seguida, a actividade proposta centrou-se na ilustração, em Banda-desenhada, do referido conto.
O resultado final foi muito interessante, pois os alunos foram autênticos ilustradores, como podemos verificar nas seguintes fotos:





Os Animais e os seus Alimentos - Pré: 4

Na Hora do Conto, os alunos ouviram entusiasticamente a história Os Animais da Quinta. De seguida, alguns meninos e meninas imitaram o som que cada animal reproduz...foi muito divertido!!!
Na actividade complementar ao próprio texto apresentado, todos os presentes pintaram quatro animais e os seus respectivos alimentos. No final, recortaram e colaram correctamente cada animal com o seu alimento favorito.




sexta-feira, 22 de maio de 2009

Semana da Banda - desenhada: 1º Ano

Os alunos do 1º Ano estiveram, durante uma semana, a elaborar uma actividade sobre a banda-desenhada.
Numa primeira etapa, todos os presentes visualizaram diversos tipos de "balões de fala" e foram ler alguns livros. Depois, pintaram duas bandas-desenhada e escreveram frases nos respectivos "balões de fala".
Vejam o resultado final:





terça-feira, 19 de maio de 2009

Os Animais e os seus Alimentos - Pré: 5

Como leitura recreativa, os alunos do Pré -escolar, sala dos 5 Anos, ouviram a história Os Animais da Quinta. De seguida, todos os presentes recontaram a referida história e imitaram os sons dos animais que aparecem.
Como actividade complementar, pintaram quatro animais e respectivos alimentos, depois recortaram essas imagens e coloram correctamente.





domingo, 17 de maio de 2009

Projecto "Inter -escolas" na EB1/PE de Serra de Água

No passado dia 4 de Maio, o Técnico Superior da Biblioteca da EB1/PE da Ponta do Sol (Paulo Setim) deslocou-se à EB1/PE da Serra de Água (Ribeira Brava) para apresentar uma actividade que visa despertar para a curiosidade para o livros.
Desta feita, os alunos do 1º Ano e os alunos do ensino Pré -escolar, sala dos 5 Anos, ouviram atentamente a história A Bruxa Arreganha os Dentes, num registo de leitura animada/ expressiva. Depois, iniciou-se um breve mas interessante diálogo sobre o reconto do texto narrativo, seguindo-se de uma exposição de diferentes tipos de livros, numa alusão aos quatro sentidos aliados a cada livro exposto.
No final, alguns alunos manipularam fantoches de meia.
A alegria, a curiosidade e o interesse pelos livros foram sempre uma constante, numa manhã diferente para os alunos intervenientes.




Poema do 2º Ano ("Plano Regional de Leitura")

Na Hora do Conto, foram lidos alguns poemas do livro Poemas da Verdade e da Mentira. Posteriormente, os alunos do 2º Ano foram os autores pela criação de um poema em grupo. No final, ilustraram o mesmo.
Esta actividade está inserida no Plano Regional de Leitura para o 2º período lectivo.
Vejam as seguintes fotos:





terça-feira, 12 de maio de 2009

Ilustrar uma História - 1º Ano

Na Hora do Conto, a história Ana na Escola cativou todos os presentes. Nesta narrativa, a personagem principal é um menina muita traquinas que nos relata as suas aventuras e "diabrices" na sua escola...
Posteriormente, os alunos ilustraram uma passagem do referido texto narrativo, através do desenho e pintura do mesmo.





As Rimas ("Plano Regional de Leitura") - 1º Ano

Como leitura recreativa, o poema " O Abecedário Maluco", da obra Poemas da Mentira e da Verdade, foi apresentado aos alunos do 1º Ano.
De seguida, todos os presentes escreveram uma palavra que correspondesse à imagem, originando um texto rimado.
Importa salientar que esta actividade está integrada no Plano Regional de Leitura.




domingo, 10 de maio de 2009

Maqueta de uma Cidade - Prevenção Rodoviária - 4º Ano

Um grupo de alunos do 4º Ano apresentou uma maqueta (como aconteceu com alguns alunos do 3º Ano) de uma cidade, recorrendo a vários materiais.
Durante o horário da Biblioteca Aberta, estes alunos foram construindo habitações, sinais de trânsito, iluminação, estradas, etc.
Os meus parabéns aos intervenientes, pois destaca-se o empenho, a criatividade, o espírito de inter-ajuda e de grupo.




Maqueta de uma Cidade - Prevenção Rodoviária - 3º Ano

Alguns alunos do 3º Ano decidiram construir uma maqueta de uma cidade, reutilizando vários materiais (cartões, caixas de medicamentos, palinhas, rolhas, algodão, entre outros).
De facto, durante várias semanas, um grupo de diversos alunos colocou em prática uma ideia que pesquisaram em revistas e livros.
Depois, durante o horário da Biblioteca Aberta (depois do almoço) foram construindo, colando as peças até concluírem a maqueta.
Os meus parabéns aos alunos, pois o resultado final foi excelente, como podemos verificar nestas fotos: