segunda-feira, 27 de abril de 2009

Lançamento do livro "Histórias a Várias Mãos"

No passado dia 22 de Abril, o livro Histórias a Vários Mãos foi finalmente apresentado ao público presente, na EB+S Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal). Esta obra, integrada no Projecto Baú de Leitura, conta com diversos contos e ilustrações de várias turmas de diferentes escolas da Região, realizados no ano lectivo de 2007/2008.
Na sessão de abertura, presidida pelo Senhor Secretário Regional de Educação e Cultura, foi focada a importância da leitura num contexto escolar . Estiveram presentes o Director Regional de Educação, vários escritores, dinamizadores do referido Projecto, alunos, entre outros convidados.
Posteriormente, foi apresentado ao público presente o referido livro que será oferecido às escolas participantes e aos baús.



domingo, 26 de abril de 2009

"Histórias a Várias Mãos" (Projecto "Báu de Leitura") - 4º ano

No passado dia 24 de Abril, a turma do 4º Ano recebeu a visita da escritora Isabel Fagundes para dar continuidade ao projecto "Histórias a Várias Mãos".
Esta actividade insere-se no Projecto Baú de Leitura e teve o seu início na EB1/PE do Paul do Mar. Os alunos ouviram o III capítulo e, sob a orientação da escritora convidada, continuaram o conto.
Importa salientar a criatividade, o dinamismo e a participação de todos os alunos que foram autênticos escritores e responsáveis pela elaboração do IV capítulo do conto que será finalizado na EB1/PE do Vale e Cova do Pico.
Aqui ficam algumas fotos desta interessante actividade:





sábado, 25 de abril de 2009

Festa dos Livros na Nossa Escola!

No dia 23 de Abril, aquando das comemorações do "Dia Mundial do Livro", os alunos do 1º Ciclo da nossa escola puderam usufruir da leitura recreativa com diversos livros expostos na sala de O.T.L! Todos pintaram desenhos e fizeram marcadores para colocarem nos livros.
Com efeito, depois do almoço, os alunos foram informados que, ao requisitarem um livro da biblioteca, teriam o livro Uma Aventura nos Oceanos como oferta!
A afluência foi enorme, pois mais de 50 livros foram requisitados em menos de 3 horas!!
A Festa dos Livros foi uma tarde diferente, recheada de muitas leituras, pintura de desenhos e diversão.
Aqui ficam registadas algumas fotos:






"Dia Mundial da Terra" - Cartazes dos Alunos do 2º Ano

Integrado no Projecto "ECO -ESCOLAS", os alunos do 2º Ano participaram nas comemorações do "Dia Mundial da Terra", enfatizando as problemáticas do ambiente e dos recursos naturais.
Desta feita, na Hora do Conto, a aposta recaiu na leitura informativa sobre o tema semanal proposto. Momentos depois, originou-se um breve diálogo sobre a importância de pouparmos e reciclarmos os nossos recursos com vista à preservação do nosso ambiente no nosso planeta.
Posteriormente, todos os presentes pintaram desenhos com frases de sensibilização para a poupança de recursos energéticos. De seguida, recortaram esses mesmos desenhos e colaram num cartão (caixas de cereais). Os cartazes finais foram colocados em locais estratégicos na nossa escola.
O resultado final foi positivo, como podemos verificar neste registo fotográfico:






"Dia Mundial do Livro" - Alunos do 1º Ano

Como leitura recreativa, foi lida a história O Incrível Rapaz que Devorava Livros. Na explanação do texto narrativo, os alunos presentes salientaram o incrível apetite de um menino que simplesmente adorava devorar livros...mas algo aconteceu!
Houve tempo para um breve diálogo sobre a importância dos livros/leitura e as ilustrações das histórias.
Como proposta de actividade, todos os presentes seccionaram imagens e palavras/frases de revistas para depois colaram numa capa de um livro.




Comemorar a Importância dos Livros - Pré 5 Anos

A história Mariluz a Avestruz foi a obra escolhida para a leitura recreativa. De seguida, a importância dos livros foi tema de debate com os alunos do ensino Pré -escolar, sala dos 5 anos (integrado nas comemorações do "Dia Mundial do Livro").
Finalmente, a proposta de actividade incidiu no recorte de imagens de revistas e posterior colagem das mesmas num desenho de uma capa de um livro.
Vejam o resultado final:




sexta-feira, 24 de abril de 2009

"Dia Mundial do Livro" Pré: 4 Anos

Como leitura recreativa, a história seleccionada Corre Corre Cabacinha encantou todos os presentes. Na explanação do texto narrativo, os alunos focaram as aventuras de uma avozinha que enfrenta três criaturas más e acaba no interior de uma cabaça...
A importância dos livros foi tema de destaque nesta actividade, inserida nas comemorações do "Dia Mundial do Livro".
Como proposta de actividade, todos os alunos ilustraram uma passagem da história ouvida, num desenho de uma capa de um livro, e o resultado final foi positivo, como podemos verificar nestas fotos:




domingo, 19 de abril de 2009

Ilustrações a partir de um Conto - 2º Ano ("Plano Regional de Leitura")

Na Hora do Conto, os alunos do 2º Ano ouviram atentamente alguns contos tradicionais da autoria de António Torrado. Posteriormente, todos os presentes focaram os elementos mais importantes na explanação dos textos lidos.
Como proposta de actividade, os alunos leram um pequeno conto, apresentado em BD. De seguida, ilustraram esse mesmo conto.





sábado, 11 de abril de 2009

Impressionante...

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R D3 P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3!

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Projecto "ECO -ESCOLAS"

Neste ano lectivo, a nossa escola inscreveu-se no projecto Eco -Escolas, que visa sensibilizar toda a Comunidade Educativa para as questões do ambiente/ alterações climáticas e desenvolver metodologias de trabalho que contribuam para uma melhoria global nas questões do ambiente na escola e na Comunidade. O esforço final é reconhecido através da atribuição da Bandeira Verde, que certifica a existência na escola de uma educação ambiental de excelência e de qualidade.
Os temas base- a Água, os Resíduos, a Energia e as Mudanças Climáticas -são fundamentais para a elaboração e implementação de todo um conjunto de actividades, projectos, visitas de estudo e acções de sensibilização reformulados num Plano de Acção, plano esse que respeita os sete elementos que toda a Comuniade Escolar deve adoptar.
No que concerne às actividades na sala da Biblioteca, todos os alunos foram os responsáveis e intervenientes na sua elaboração, respeitando as suas ideias e sugestões. Desde a construção de ecopontos à leitura recreativa e temática de algumas efemérides (Dia Mundial da Floresta, Dia Mundial da Água, Dia Mundial da Terra, Dia Mundial do Ambiente), passando por um leque de actividades lúdico -pedagógicas, as actividades serão diversas e amplamente divulgadas.
Aqui fica um registo fotográfico de diversas actividades e projectos já elaborados aquando das actividades de Animação de Biblioteca, no Clube de Biblioteca e também na Biblioteca Aberta: