quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Livro do Abecedário - 1º Ano

Na Hora do Conto, a história O Abecedário Maluco, da autoria de Luísa Ducla Soares, encantou e divertiu os alunos do 1º Ano.
Na actividade de complemento ao texto narrativa proposto, os alunos pintaram as letras do alfabeto e respectivas imagens.
No fim, tiveram de fazer um livro com cartolina para anexar os trabalhos finais.





Projecto "Inter -escolas" na EB1/PE da Lombada, Ponta do Sol

No dia 27 de Janeiro, a Biblioteca da EB1/PE da Lombada da Ponta do Sol foi palco para um encontro com a leitura e diálogo com os alunos da turma do 4º Ano sobre a importância da literatura infanto -juvenil.
Num primeiro momento, a história Uma Ovelhinha que Veio para Jantar foi a obra escolhida, num registo de leitura expressiva/animada, enfatisando a projecção de voz, a articulação das palavras, a dicção, entre outros. De seguida, o público -alvo manifestou-se sobre os acontecimentos mais pertinentes da referida narrativa textual.
Posteriormente, o Técnico Superior da Biblioteca da EB1/PE da Ponta do Sol apresentou uma curta intervenção sobre a importância da leitura, mostrando vários livros de diversos autores.
No final, os alunos presentes tiveram a oportunidade de manipular alguns fantoches, num ambiente de boa - disposição e de curiosidade.
Sem dúvida, uma manhã repleta de imaginação, criatividade e de leitura de histórias na escola dos Esmerlados, como podemos verificar no seguinte registo fotográfico:





domingo, 25 de janeiro de 2009

"Plano Regional de Leitura" - 1º Ano

Na Nora do Conto, a leitura recreativa recaiu na história tradicional brasileira O Rato Tom e a Rata Tomasa. Posteriormente, os alunos presentes tiveram a oportunidade de recontar a referida história, focando os aspectos essenciais.
Na actividade complementar, os alunos pintaram uma figura de um rato, colaram numa folha de cartolina e no final recortaram alguns quadrados, originando um puzzle.
Importa referir que esta actividade está integrada no "Plano Regional de Leitura"
O resultado final foi muito interessante e pode ser visto nas seguintes fotos:




Projecto "O Mundo da Bicharada" - Turma do 4º Ano

Depois de uma breve explanação sobre o referido projecto, numa primeira etapa, os alunos do 4º Ano pesquisaram sobre vários animais e depois registaram informações várias sobre esse mesmo animal. Na 2ª etapa, todos eles pesquisaram na Internet imagens sobre o animal que pesquisaram. Na 3ª etapa, os alunos recortaram as imagens e colaram no "Registo de Imagens". No fim, foi necessário a feitura de um livro para anexar toda a informação resultante da pesquisa.
Os objectivos deste projecto foram atingidos e o resultado final foi muito positivo, no sentido em que todos os intervenientes demonstraram entusiasmo, adquiriram informação dos vários animais que pesquisaram e aperfeiçoaram metodologias de organização do trabalho.

(1ª Etapa: pesquisa e registo)

(1ª Etapa: pesquisa e registo)

(2ª Etapa: pesquisa de imagens na Internet)

(2ª Etapa: pesquisa de imagens na Internet)

(3ª Etapa: registo de imagens)

(Resultado final)

domingo, 18 de janeiro de 2009

Os Diferentes Animais! - Turma do 1º Ano

Os alunos do 1º Ano visualizaram várias imagens sobre animais selvagens e animais da quinta. Os mesmos apresentaram algumas questões sobre o tema proposto, pesquisaram sobre os animais e adquiriram informação base. Parte dessa informação incidiu sobre os diversos habitat dos inúmeros animais, sejam no solo, na água ou no ar.
De seguida, pintaram um conjunto de animais selvagens e animais da quinta. No final, escreveram os nomes dos respectivos animais.
Vejam os resultado:





sábado, 17 de janeiro de 2009

Ilustrações de uma História - Turma do 3º Ano

A história O Frederico foi a proposta de leitura recreatiava para a turma do 3º Ano. Nesta narrativa infanto -juvenil, um pequeno rato demonstra quão importante é o uso de palavras e de emoções em determinadas situações!
Como proposta de actividade, os alunos ilustraram uma passagem da referida história, optando pelo desenho/pintura e pela técnica do "Papel de Expressão Livre", recorrendo a diversos materiais.
A criatividade e o empenho estiveram patentes, como demonstram as fotos:




sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ilustrações da História - Turma do 1º Ano

Como leitura recreativa, os alunos do 1º Ano ouviram o conto "O Coelhinho Branco e a Formiga Rabiga". Depois, recontaram o referido conto por suas palavras, mencionando os aspectos mais pertinentes da narrativa.
Na actividade complementar, os alunos pintaram várias imagens desordenadas, recortaram essas ilustrações e colaram numa folha, respeitando uma sequência cronológica.
O resultado foi positivo!




Os Reis Magos - Turma do 2º Ano

Como leitura informativa, os alunos do 2º Ano ouviram a lenda dos Reis Magos e, num breve mas interessante diálogo, apresentaram os elementos/símbolos desta efeméride!
Desde o nome de cada Rei Mago até o nome dos presentes que transportavam, os alunos (re)descobriram todo um contexto histórico -cultural de um episódio marcante das vivências do mundo do catolicismo.
Num primeiro momento, todos os presentes pintaram um desenho sobre os três Reis Magos. Posteriormente, assinalaram várias palavras numa sopa de letras e ainda tiveram de completar frases com as palavras descobertas na sopa de letras.
Sem dúvida muito interessante, como realçam as seguintes fotos:





Chegou o Inverno! - Pré: 5 Anos

Na Hora do Conto, os alunos ouviram atentamente a história A Velhinha e as Raposas, que nos fala da aventura de uma velhinha durante uma enorme tempestade de neve e de umas raposas especiais. Na explanação da referida história, todos os presentes focaram os elementos essenciais do texto narrativo, bem como apresentaram as características da estação do Inverno.
Na actividade proposta, os alunos pintaram um desenho referente ao Inverno e no final colaram esferovite.
Vejam o resultado final: