segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Marionetas - Pré: 5 Anos

A proposta de leitura recreativa recaiu na fábula "O Corvo e a Raposa" onde, para além da história, os alunos ouviram duas músicas das duas personagens centrais da narrativa. Depois da explanação da história, os alunos começaram a pintar dois desenhos: um desenho sobre um corvo e um outro de uma raposa.
De seguida, todos recortaram os desenhos e colaram um suporte em cartão e no final também colaram um pau para manipularem as respectivas marionetas.
Como ilustram as imagens, o resultado final foi interessante e positivo.




"Dia Mundial do Não Fumador" - Pré: 5 Anos

Os alunos visualizaram um conjunto de imagens relacionadas com a efeméride semanal proposta e focaram questões pertinentes alusivas aos malefícios do tabaco.
Posteriormente, todos os presentes iniciaram a actividade com a construção de cigarros, utilizando alguns materiais, assinalando com uma cruz como símbolo de proibição.
O resultado foi muito positivo e os alunos ficaram sensibilizados para a questão dos problemas de saúde resultantes da exposição ao fumo do tabaco.
Os trabalhos finais ficaram em exposição na sala.


domingo, 23 de novembro de 2008

Projecto: "Regras na Escola" - 2º Ano

Na Hora do Conto, a história O Susto da Toupeira Marota invoca as consequências do incumprimento de regras, por parte da personagem central deste pequeno conto. Assim, os alunos do 2º Ano focaram os temas essenciais na exploração do próprio texto.
De seguida, os mesmos iniciaram a actividade (inserida no referido projecto) que consistiu na elaboração de pequenas frases consoante as imagens apresentadas, assinalar com uma cruz nas imagens incorrectas e pintura dos desenhos.
Sensibilizar os alunos para a questão do cumprimento da regras de comportamento foi, de facto, o objectivo primordial desta actividade, que se perfila com as principais linhas de orientação do próprio Projecto Educativo da Escola.
Aqui ficam alguns registos fotográficos:




quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Vários Projectos dos Alunos do 3º Ano, na Biblioteca Aberta

Diariamente, a maioria dos alunos frequenta assiduamente a designada "Biblioteca Aberta", onde podem dar asas à sua imaginação e, numa base contínua de criatividade espontânea, criar variados projectos da responsabilidade exclusiva dos alunos.
A turma do 3º Ano destaca-se pela presença da quase totalidade dos alunos na sala da Biblioteca, depois do almoço. Importa focar os diversos projectos, realizados em vários grupos, orientados por um coordenador eleito entre os alunos de cada grupo. Desde maquetas de diferentes temas ( época dos dinossauros, um maqueta de um parque infantil, a construção de um projector para a realização de sombras chinesas e a feitura de um computador e respectiva impressora), a criatividade e o empenho dos alunos do 3º Ano são elementos importantes a destacar.
Importa também referir que um grupo de vários alunos decidiu construir sombras chinesas para o teatro "O Fantasma Perdeu os Dentes", tendo como público -alvo as duas turmas do Ensino Pré -escolar.







quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Cartazes do 3º Ano: Os Malefícios do Tabaco!

Integrado no "Dia Mundial do Não Fumador", os alunos do 3º Ano ouviram atentamente leitura informativa alusiva aos malefícios do tabagismo, onde até aprenderam que um cigarro acesso liberta cerca de quatro mil substâncias tóxicas e perigosas para a saúde!
Posteriormente, originou-se um breve mas interessante debate, onde os presentes apresentaram os seus pontos de vista relacionados com a temática proposta. A actividade centrou-se na elaboração de pequenos cartazes de sensibilização para a questão evocada, utilizando vários tipos de material. As imagens valem mais do que mil palavras:





"Dia Mundial do Não Fumador" - 1º Ano

No dia 17 de Novembro comemorou-se o "Dia Mundial do Não Fumador", razão pela qual os alunos do 1º Ano se envolveram em actividades de sensibilização sobre os reais malefícios do tabaco. Num primeiro momento, todos os presentes ouviram um texto informativo relacionado com as consequências do "fumador passivo", pelo que se originou um pequeno debate sobre a questão apresentada. De seguida, os alunos iniciaram a feitura de um cigarro, recorrendo a vários materiais, assinalando depois com uma cruz. Num segundo momento, as crianças pintaram alguns desenhos alusivos à temática semanal proposta.
Ficam aqui registados vários momentos:






domingo, 16 de novembro de 2008

Projecto: "Regras na Escola", pelos Alunos do 4º Ano

Os alunos do 4º Ano envolveram-se num projecto relacionado com o cumprimento de regras e de civismo na escola, projecto esse que vai ao encontro com as principais linhas orientadoras do próprio Projecto Educativo da Escola.
Numa primeira fase, na sala de OTL, os alunos escolheram os grupos para apresentarem regras em determinados espaços da própria escola. Depois de alguns debates, troca de ideias e de breves diálogos, ficou estabelecido que três grupos se responsabilizavam pela elaboração de regras na cantina, nas casas-de - banho e nos corredores/recreio.
Na segunda fase, os elementos de cada grupo dirigiram-se à sala de Informática para escreverem no programa "Word", escolhendo o tipo de letra, tamanho e cor.
Numa terceira fase, os alunos recortaram o conjunto de regras e colaram em diversas folhas de cartolina. Por fim, deslocaram-se aos espaços da escola e colocaram as regras para que, desta forma, toda a Comunidade Educativa se inteirasse do referido projecto.
O empenho e entusiasmo foram uma constante durante os vários dias aquando da realização deste projecto.
As imagens falam por si:







quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os Animais da História: Pré -escolar, Sala dos 5 Anos

Na Hora do Conto, os alunos presentes ouviram com muita atenção a história O Sultão e os Ratos, onde uma inocente praga de ratos desencadeia surpresas com vários animais. Ainda por cima, o sultão da nossa história é viciado em queijos de todo o mundo!
Na explanação da narrativa, os alunos recontaram a referida história e enunciaram a correcta entrada de cada animal, com a ajuda de imagens sobre as personagens animalescas, presentes no conto.
A actividade, como complemento da leitura, baseou-se na pintura de vários animais e o resultado final foi interessante:




quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Pão -por- Deus" - Ensino Pré -escolar

As duas turmas do Ensino Pré -escolar foram contempladas com a apresentação da história Quem Roubou os Meus Morangos?, narrativa que invoca os valores da Partilha e da Inter -ajuda.
Depois, e como já é rotina, os alunos presentes falaram um pouco sobre os acontecimentos narrados e sobre as personagens. A tradição do "Pão - por - Deus" foi focada numa dimensão histórico- social e num contexto de partilha e de comunhão, iniciando-se, desta forma, a actividade com a pintura do laço do tradicional saco do "Pão - por- Deus". De seguida, as crianças colaram pequenos papéis coloridos no respectivo saco e o resultado final foi interessante, como demonstram as fotos:





domingo, 9 de novembro de 2008

Projecto: " Regras na Escola" - 1º ano

A escolha para a leitura recreativa recaiu na obra O Susto da Toupeira Marota, em que a personagem principal não obedece aos conselhos dos seus pais e perde-se numa floresta longínqua, no meio de uma tempestade de neve...No final, a toupeirinha marota é salva graças à persistência dos seus familiares e de alguns amigos.
Com o intuito de realçar o cumprimento de regras, os alunos do 1º ano focaram os temas essencias sobre o tema semanal proposto, aquando da explanação da história.
De seguida, todas as crianças visualizaram um conjunto de imagens, explicaram o seu conteúdo e iniciaram a actividade, com a pintura dos desenhos. Momentos depois, os alunos ouviram as regras de cada imagem, recortaram e colaram em folhas de cartolina.
Essas imagens, com as respectivas mensagens de sensibilização para o cumprimento de regras, foram depois expostas na escola em locais estratégicos.
Este projecto/ actividade pretende ir ao encontro das principais linhas de orientação do Projecto Educativo Escolar.