sexta-feira, 31 de outubro de 2008

"Dia das Bruxas" - Actividade do 2º Ano

Na Hora do Conto, a história Tio Lobo encantou todos os presentes, visto que uma personagem da história, um Lobo com um aspecto medonho, cria emoções e situações que, desde o início, cativa e "prende" o leitor até às últimas páginas...
Na explanação da história, os alunos focaram os elementos essenciais do texto narrativo, enfatizando os acontecimentos mais marcantes.
Posteriormente, num breve diálogo com os alunos, o tema da celebração anglo-saxónica do "Halloween" foi motivo de debate, numa tentativa de divulgação desta manifestação cultural, presente em alguns países.
Na actividade proposta, os alunos tiveram de ligar números e letras até formar desenhos sobre o tema semanal apresentado. De seguida, todos aos alunos pintaram os respectivos desenhos e até ouve tempo para criar uma abóbora típica da época....
Ora vejam as seguintes fotos:




quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Os Dragões invadem a Sala dos 5 Anos, do Ensino Pré-escolar!

Na Hora do Conto, todas as crianças ansiavam pela história e, na leitura recreativa, a obra escolhida foi Jocas Aprende a Lição. Nesta história, Jocas é uma menino maroto que apanha um lagarto e prega uma enorme partida à sua irmã. O resto da história é preenchida com muitas peripécias e aventuras pelo mundo terrível dos dragões da pré- história...
Como já é hábito, depois de ouvida a história, os alunos falaram um pouco sobre os acontecimentos narrados, num diálogo interessante e estimulante.
A proposta de complemento de actividade incidiu-se na pintura de um desenho de um dragão e os meninos e meninas tiveram de colar papel crépe na parte da frente do respectivo dragão.
O resultado final foi surpreendente, como sugerem as seguintes imagens:



Programa de Rádio "Educando"

No passado dia 28 de Outubro, a Joana Neto (aluna do 4º Ano representante da nossa escola) e o dinamizador da Biblioteca dirigiram-se à rádio Jornal da Madeira, no Funchal, para a gravação da história tradicional da Birmânia Quiquiriqui.
Integrado no Projecto "Baú de Leitura", o programa radiofónico "Educando" permite aos alunos participantes um primeiro contacto no universo do jornalismo radiofónico, estimula a leitura lúdico -recreativa dos ouvintes e dá a conhecer os trabalhos do Projecto "Baú".
A aluna do 4º Ano da EB1/PE do Vale e Cova do Pico, Sara, e a responsável pela Biblioteca, Nélia Semente, também estiveram presentes, num convívio interessante e amigável.
Depois de alguns testes de som, a jornalista presente pediu à Joana para contar a referida história e o resultado foi muito positivo, uma vez que a aluna demonstrou uma excelente projecção de voz, de articulação das palavras e a nível da dicção. A Joana conseguiu mudar a voz das personagens, presentes na história, permitindo desenvolver uma leitura animada, cativante e cheia de emoções.
Vejam as seguintes fotos:




domingo, 26 de outubro de 2008

Marionetas Articuladas - autoria dos Alunos do 4º Ano

Os alunos da turma do 4º Ano sempre demonstraram empenho e satisfação nas actividades onde impera os trabalhos ditos "manuais".
Desta forma, foram responsáveis pela construção de marionetas articuladas, utilizando alguns materiais, para uma futura apresentação teatral.
Na Hora do Conto, as Bruxas, Feiticeiras e suas Maroteiras, da autoria de Alexandre Parafita, estimulou a criatividade e a imaginação dos alunos, que posteriormente recontaram a referida narrativa tradicional portuguesa.
De facto, as histórias onde predominam o mundo das bruxas (sempre inquietas e maldosas), dos diabinhos, dos dragões e outros monstrengos, cativam o leitor para o prazer da leitura recreativa.
Durante a actividade, reinou a boa-disposição, a criatividade e o resultado final foi muito positivo. Senão, vejam as seguintes imagens:





Projecto "Baú de Leitura" - Considerações Gerais

Desde Outubro de 2003 que o Projecto Baú de Leitura está presente na nossa escola, pretendendo oferecer a todas a crianças a possibilidade de consultar uma interessante variedade de registos narrativos, desde histórias, contos, lendas, poesias, livros de consulta, entre outros.
Ocasionalmente, os baús (contendo os livros) são trocados por várias escolas, agrupadas na Coordenação Concelhia, para que desta forma, os pequenos leitores disponham de novidades e diversidade no que concerne à literatura infanto-juvenil.
Logo à entrada da sala da Biblioteca, os alunos podem desfrutar da leitura recreativa, bem como podem usufruir da leitura domiciliária, no sentido em que podem requisitar livros do Baú.
Além da leitura recreativa, os alunos são confrontados com várias actividades ou sub -projectos, com destaque para o "Triatlo Literário", "Animação Itinerante", "Projecto Concelhio: História a Várias Mãos" e "Programa na Rádio".
Importa referir que mensalmente são divulgados vários escritores e respectivas obras, nomeadamente:
Mês de Outubro- As Moedas de Ouro de Pinto Pintão, de Alice Vieira;
Meses de Novembro e Dezembro -O Limpa -palavras e outros Poemas, de Álvaro Magalhães;
Mês de Janeiro -Menino dos Olhos Azuis de Água, de Octaviano Correia;
Mês de Fevereiro - O Sapo Beltrão e o Lago Mágico, de Isabel Fagundes;
Mês de Março -Sopa de Letras, de António Cruz;
Mês de Abril -Pedro Pescador, de José Viale Moutinho;
Meses de Maio e Junho -Seis Histórias às Avessas, de Luísa Ducla Soares.




quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Variedade de Alimentos - alunos do 2º Ano

Na leitura recreativa, os alunos do 2º Ano ouviram a história O Nabo Gigante, onde os valores da Partilha e da Interajuda foram uma constante .
No reconto da história, os alunos focaram temas essenciais, como adoptar uma correcta e equilibrada alimentação, ao mesmo tempo que visualizaram imagens relacionadas com a higiene e segurança dos alimentos. Tudo isto, tendo por base a comemoração do "Dia Mundial da Alimentação".
De seguida, na actividade apresentada, as crianças tiveram de unir números e letras até originar alguns desenhos sobre a diversidade de alguns pratos/alimentos. Num último momento, foi-lhes pedido que pintassem os respectivos desenhos e as seguintes fotografias falam por si:




segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Alimentação Saudável - Actividade dos alunos do 1º Ano

Na Hora do Conto, os alunos do 1º Ano ouviram atentamente as peripécias de um coelho espertalhão, que tenta salvar umas deliciosas cenouras, na história As Cenouras do Senhor Benedito. Depois, todas as crianças presentes recontaram a respectiva história, num discurso atento e interessante. O texto escolhido insere-se na apresentação do "Dia Mundial da Alimentação", abordagem realizada no passado dia 16 de Outubro.
De seguida, todos puderam visualizar imagens de alimentos saudáveis e alimentos a evitar, numa tentativa de sensibilização para uma alimentação saudável e equilibrada.
A proposta da actividade centrou-se na elaboração de uma pêra, a partir de um modelo apresentado. Os alunos tiveram de pintar, usar vários tipos de papeis e colar até formar a fruta pretendida.

Aqui ficam alguns registos fotográficos:







sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Teatro de Fantoches: "O Almoço do Senhor Cão" - Ensino Pré -escolar

O "Dia Mundial da Alimentação", comemorado a 16 de Outubro, foi apresentado com recurso a um teatrinho de fantoches, para que desta forma os alunos das turmas do ensino Pré-escolar pudessem reflectir sobre os benefícios de uma alimentação saudável e equilibrada. Desta feita, foi-lhes apresentada a história "O Almoço do Senhor Cão", da autoria do responsável pela Biblioteca da escola. Depois da apresentação da referida história, os alunos falaram um pouco sobre as várias personagens, bem como referiram aspectos positivos e aspectos negativos relacionados com a alimentação.
De facto, foi uma tarde bem animada, recheada de emoções e sorrisos...




quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Partilhar Histórias, Partilhar Sonhos na EB1/PE da Corujeira

Integrado no Projecto "Inter -escolas", foi apresentada, na sala da Biblioteca da EB1/PE da Corujeira, uma história e respectiva explanação.
O Técnico Superior da EB1/PE da Ponta do Sol, Paulo Setim, deslocou-se à referida escola para um inter -câmbio de actividades, de histórias e de partilha de experiências.
Deu-se início ao encontro com a presença dos alunos do 3º Ano, que logo foram recebidos com uma história intitulada A História do Botão, da autoria de Maria João Carvalho. A seguir, todos os presentes tiveram a oportunidade para se debruçarem sobre a narrativa, focando as personagens principais e recontando a história por suas palavras.
A importância da leitura recreativa e dos livros foram os principais temas de um breve mas interessante debate que se verificou com os alunos do 3º Ano da EB1/PE da Corujeira.
Aqui ficam alguns registos:



domingo, 12 de outubro de 2008

Actividades do Ensino Pré-escolar (Sala dos 5 Anos)

O Ensino Pré-escolar destaca-se pela envolvência das crianças na procura constante do mundo fantástico/imaginário das histórias.
Durante as actividades de Animação Sociocultural, os alunos das duas salas deslocam-se à Biblioteca. Na "Hora do Conto", são diversas as histórias apresentadas, que vão desde os contos, fábulas, lendas e lenga-lengas. Depois, há sempre o momento de explanação da história, onde os alunos contam, por suas próprias palavras, a história ouvida.
Posteriormente, são propostas as actividades de complemento à própria narrativa, como a pintura de desenhos, recortes, colagens, entre outras. Essas mesmas actividades ficam expostas na sala dos alunos para que todos possam apreciar o resultado final.
Na foto seguinte, podemos ver três actividades apresentadas na turma dos 5 Anos, nomeadamente duas actividades sobre a estação do Outono e uma outra sobre o "Dia Internacional dos Correios".

Projecto: "Enviar uma Carta, Receber um Amigo", participam os alunos do 2º Ano


Inserido no "Dia International dos Correios", os alunos do 2º Ano da nossa escola foram os responsáveis por escreverem cartas para serem enviadas aos alunos da EB1/PE das Quebradas, Funchal, para uma futura troca de correspondência. Depois de um breve diálogo, a temática da comunicação escrita, a importância da correspondência (tradicional) e a possibilidade de conseguirem um(a) amigo(a) correspondente de outra escola foram assuntos abordados na sala da Biblioteca. Os alunos demonstraram muito entusiasmo e logo iniciaram esta actividade!
Num primeiro momento, pintaram um desenho sobre um carteiro com as respectivas cartas. Depois, decidimos elaborar um pequeno texto no quadro sobre questões que gostariam de escrever nas cartas para depois copiarem.
Os envelopes foram feitos pelos próprios alunos, pois a partir de um modelo fotocopiado, os alunos poderam recortar, colar, fazer pequenos desenhos, colocar o texto (no envelope) e depositar a correspondência num marco de correio para seguir viajem até ao Funchal. Até tiveram a oportunidade de colar um selo verdadeiro.
Vejam as seguintes fotos:







sábado, 11 de outubro de 2008

Projecto: "Somos Escritores", da autoria dos alunos do 3º Ano

Depois da audição da fábula "O Rato do Campo e o Rato da Cidade", da autoria de La Fontaine, os alunos do 3º Ano iniciaram a pintura de várias ilustrações, ordenadas numa sequência cronológica. Posteriormente, criaram uma pequena fábula a partir dessas mesmas imagens, onde a personagem principal incluía um rato a caminho da cidade que encontra alguém muito especial...
De seguida, cada aluno construiu um pequeno livro (utilizando vários materiais, como cartolina, papel transparente para a capa e contra-capa, entre outros) para anexar a sua pequena história, bem como as respectivas ilustrações.
De facto, todos os alunos foram autênticos escritores, onde a criatividade e a imaginação prevaleceram.